CNU 2025: Provas Objetivas Neste Domingo em Todo o Brasil

CNU 2025: 761,5 mil de candidatos fazem provas objetivas hoje

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Goiás se prepara para a aplicação das provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) neste domingo, com horários de abertura e fechamento dos portões às 11h30 e 12h30, respectivamente, seguindo o horário de Brasília. A aplicação das provas terá início às 13h. Os candidatos devem ficar atentos ao fuso horário da capital federal, mesmo que prestem o exame em locais com horários diferentes.

Um total de 761.545 candidatos, oriundos de 4.951 cidades, farão as provas simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em 1.284 locais de prova, como escolas e universidades, distribuídos em 228 municípios. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) definiu que as cidades de aplicação estariam em um raio de até 100 km da residência dos inscritos.

Para confirmar o local exato da prova, os candidatos devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora do concurso, ou na Página de Acompanhamento do Gov.br, utilizando login e senha. Embora a apresentação do cartão de confirmação impresso seja opcional, o MGI recomenda que os candidatos o levem.

No dia da prova, é fundamental que os candidatos cheguem ao local com antecedência mínima de duas horas, portando documento oficial com foto e caneta preta de material transparente. “Em nenhuma hipótese os candidatos poderão acessar os locais de prova após o fechamento dos portões”, alerta o MGI.

As provas objetivas terão 90 questões de múltipla escolha para o nível superior e 68 para o nível intermediário. A duração será de cinco horas para os cargos de nível superior (das 13h às 18h) e de três horas e 30 minutos para os de nível intermediário (das 13h às 16h30), sempre seguindo o horário de Brasília. Candidatos que tiveram tempo adicional aprovado terão mais 60 minutos para a realização da prova.

A segurança do concurso será reforçada com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Força Nacional, totalizando 11 mil agentes. Toda a operação será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

O CNU 2025 é coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo MGI, com execução da FGV. São ofertadas 3.144 vagas para o nível superior e 508 para o nível intermediário, sendo 2.480 vagas imediatas e 1.172 para provimento em curto prazo.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-10/cnu-2025-7615-mil-de-candidatos-fazem-provas-objetivas-hoje