Barra FC conquista título inédito da Série D do Brasileirão 2025

Barra segura empate com Santa Cruz e conquista título da Série D

© Léo Piva/FCF

O Barra Futebol Clube, time de Balneário Camboriú (SC) apelidado de Pescador, sagrou-se campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe garantiu o título ao empatar sem gols com o Santa Cruz, em partida disputada na Arena Barra FC, em Itajaí (SC), após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1 na Arena Pernambuco.

A partida decisiva, embora disputada, não apresentou muitas oportunidades claras de gol. O Barra teve a melhor chance aos 30 minutos do segundo tempo, quando Péricles acertou a trave. O Santa Cruz, precisando de uma vitória por dois gols de diferença, pressionou no final, mas o goleiro Ewerton garantiu o empate e o título para o time catarinense.

O título representa a primeira conquista nacional do Barra FC, clube fundado em 2013, que possui uma parceria com o Hoffenheim, da Alemanha. A campanha vitoriosa foi marcada por 15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Além do título, o Barra assegurou uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. O Santa Cruz, por outro lado, amarga um jejum de títulos desde 2019, quando venceu a Copa Pernambuco com o time sub-23.

Este é o segundo título de Santa Catarina na Série D, repetindo o feito do Brusque em 2019. Além de Barra e Santa Cruz, Inter de Limeira e Maranhão também conquistaram o acesso para a Série C de 2026, ocupando as vagas de Tombense, Retrô, CSA e ABC, que foram rebaixados.

A Série C de 2026 terá 20 clubes, mas com apenas dois rebaixados. A Série D, por sua vez, passará a ter 96 participantes e concederá seis vagas para a Série C, visando um futuro aumento para 28 equipes em 2028.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2025-10/barra-segura-empate-com-santa-cruz-e-conquista-titulo-da-serie-d