Transplantes: HGG é o maior transplantador do Centro-Oeste, com quase 1.200 procedimentos realizados

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, registrou um aumento de 50% no número de transplantes realizados em 2024, com 156 procedimentos, em comparação com os 104 realizados em 2022. Essa tendência de alta é reflexo da ampliação dos serviços de transplante oferecidos pela unidade, que incluem transplantes de fígado, rim, medula óssea, pâncreas e rim-pâncreas.
De acordo com a Central Estadual de Transplantes, atualmente 2.404 pessoas aguardam por doações de órgãos em Goiás, sendo 1.705 para transplante de córnea, 691 para rim, sete para fígado e uma para pâncreas. Esses dados integram o levantamento nacional do Ministério da Saúde, que aponta um recorde de mais de 30 mil transplantes realizados pelo SUS em 2024, um crescimento de 18% em relação a 2022.
O HGG é considerado o maior transplantador do Centro-Oeste, com quase 1.200 transplantes acumulados, e é referência nacional em transplantes renais. A unidade ocupa a 10ª posição entre os estados que mais realizam transplantes renais no país, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
A ampliação dos serviços de transplante no HGG é resultado de investimentos realizados nos últimos anos, incluindo a inauguração da nova Unidade de Transplantes em 2022, com um aporte de R$ 2,8 milhões. A estrutura moderna ocupa 644 metros quadrados e conta com 32 leitos, sendo 26 destinados a transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas, e seis voltados ao transplante de medula óssea.
O Ministério da Saúde anunciou novas medidas para modernizar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), incluindo a oferta da Prova Cruzada Virtual para toda a rede pública e a reorganização regional da alocação de órgãos, o que deve agilizar a distribuição e ampliar o acesso a transplantes.