Lula parabeniza Colômbia e novo presidente Abelardo de la Espriella

Lula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu seus cumprimentos à Colômbia e ao recém-eleito chefe de Estado, Abelardo de la Espriella, após o desfecho das eleições democráticas realizadas no último domingo (21) no país vizinho. A manifestação do líder brasileiro sublinha a importância das relações bilaterais entre as nações, independentemente das orientações políticas dos governos.

O resultado do pleito, que consagrou o candidato de direita Abelardo de la Espriella como o novo presidente da Colômbia, foi formalmente reconhecido por Lula. Em sua comunicação, o presidente brasileiro fez questão de ressaltar a soberania e o caráter democrático do processo eleitoral colombiano, bem como a expressão da vontade popular nas urnas.

“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo.”

Diálogo Transcende Ideologias

A mensagem do presidente brasileiro, divulgada por meio da rede social X (antigo Twitter), enfatizou que os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e a Colômbia se estabelecem para além de quaisquer divergências ideológicas. Lula reforçou que essa parceria é crucial para a superação de desafios comuns que afetam a região.

Entre as pautas prioritárias citadas por Lula, que exigem uma ação conjunta Brasil-Colômbia, estão a preservação ambiental da Floresta Amazônica, o enfrentamento da pobreza e a intensificação do combate ao crime organizado. Esses pontos são vistos como eixos centrais na agenda bilateral para garantir o desenvolvimento e a segurança regional.

Continuidade da Cooperação

Ao encerrar sua declaração, o presidente Lula reiterou seu compromisso com a continuidade do trabalho conjunto em prol do avanço e do bem-estar dos povos brasileiro e colombiano. A expectativa é que o diálogo e a cooperação sigam fortalecidos sob as novas administrações.

“Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos.”

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2026-06/lula-parabeniza-colombia-apos-eleicao-com-vitoria-da-direita

What do you feel about this?