Copom se reúne com expectativa de manutenção da Selic no patamar mais alto em 20 anos

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Em um cenário de inflação em desaceleração, mas com pressões em itens como a energia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza hoje sua penúltima reunião do ano. A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa Selic seja mantida no patamar atual de 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas, desde julho de 2006, quando atingiu 15,25%.

A manutenção da Selic neste patamar já havia sido sinalizada na ata da última reunião do Copom, em setembro, que indicava que a taxa permaneceria neste nível “por período bastante prolongado”.

De acordo com a ata do Copom, a conjuntura econômica nos Estados Unidos e as tarifas impostas pelo país têm tido “maior impacto” que questões estruturais internas na formação dos preços. No cenário interno, a pressão inflacionária ainda persiste em alguns setores, como o de energia, apesar da desaceleração geral da economia.

O boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, aponta para a manutenção da Selic em 15% ao ano até o final de 2025 ou início de 2026.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, registrou 0,18% em outubro, acumulando 4,94% em 12 meses. O preço médio dos alimentos apresentou recuo pelo quinto mês consecutivo.

A estimativa de inflação para 2025, de acordo com o boletim Focus, recuou para 4,55%, valor ainda acima do teto da meta contínua estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3%, com tolerância de até 4,5%.

O novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro deste ano, define que a meta de inflação deve ser perseguida mensalmente, considerando a inflação acumulada em 12 meses.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-11/copom-decide-nesta-quarta-se-mantem-taxa-selic-em-15-ao-ano