Operação Inimigos do Estado mira lavagem de dinheiro em 7 estados

Operação em 7 estados atua contra organização criminosa

Operação contra organização criminosa atua em 7 estados

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou a Operação Inimigos do Estado, nesta terça-feira (4), visando o cumprimento de 61 mandados de busca e apreensão contra investigados por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As ações se estenderam por sete estados, incluindo Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Paraíba, Amazonas e Tocantins. As cidades abrangidas foram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Iporá, Senador Canedo, Novo Gama e Águas Lindas de Goiás (GO); Manaus (AM); Grajaú (MA); Amarante do Maranhão (MA); Gurupi (TO); João Pessoa (PB); São Paulo (SP) e Balneário Camboriú (SC), com o apoio das Polícias Civis locais.

As investigações revelaram que os alvos movimentaram mais de R$ 630 milhões em contas bancárias de laranjas e empresas de fachada. Acredita-se que grande parte desses valores tenha origem em atividades de uma facção criminosa goiana, que possui ligações com outras organizações criminosas nacionais e internacionais.

A apuração teve início a partir da prisão de um membro da facção no Rio Grande do Norte, onde ele se escondia sob uma identidade falsa. A partir dessa prisão, foi descoberta uma estrutura de lavagem de capitais, com contas bancárias vinculadas a empresas fantasmas e pessoas interpostas, com o objetivo de dissimular a origem e o destino dos recursos ilícitos. Segundo a polícia, “as contas bancárias funcionavam como contas de passagem, recebendo e transferindo valores entre diferentes titulares, com o objetivo de dificultar o rastreamento financeiro e a identificação dos reais beneficiários do dinheiro proveniente do crime.”

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cerca de 30 aparelhos celulares, munições de arma de fogo, cheques, documentos e cartões bancários vinculados aos investigados.

A investigação continua em andamento, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos. Mais de 150 policiais civis participaram da operação em Goiás, atuando na Região Metropolitana e em municípios do interior.

Fonte e Fotos: Agência Cora de Notícias