Lula promete “quebrar a espinha dorsal” do crime organizado e defende endurecimento de penas

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula

© Reuters/Anderson Coelho/Proibida reprodução

O governo federal intensificou o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, com o objetivo de desarticular as estruturas financeiras e de liderança das facções. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em publicação na plataforma X, a importância da inteligência e da integração entre as forças de segurança para atingir os “cabeças do crime”.

Desde 2023, o governo federal alega ter retirado R$ 19,8 bilhões das mãos de criminosos, através de ações coordenadas. Houve um aumento significativo no número de operações realizadas pela Polícia Federal, saltando de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024, e alcançando 2.922 até outubro de 2025. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também registrou um aumento nas apreensões de drogas nas rodovias, totalizando 850 toneladas em 2024.

Para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado, o governo enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Antifacção, que visa aumentar as punições para integrantes e líderes de facções, além de promover o asfixiamento financeiro dessas organizações. Também foi proposta a PEC da Segurança Pública, que busca modernizar e integrar as forças policiais, incluindo as Guardas Municipais, e garantir recursos contínuos para estados e municípios.

Em outro contexto, o presidente Lula classificou como “desastrosa” a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-11/foco-tem-que-ser-nos-cabecas-do-crime-organizado-diz-lula