Relação Professor-Aluno Impulsiona Propósito de Vida, Aponta Pesquisa Inédita

Relação com professor ajuda aluno na construção de propósito de vida

© José Cruz/Agência Brasil

Uma pesquisa inédita do Instituto Ânima, em parceria com o Lepes/USP, revela a forte influência do relacionamento entre professores e alunos no desenvolvimento de um propósito de vida para os estudantes. O estudo, baseado em 500 mil respostas de profissionais da educação e alunos de escolas públicas de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pará e São Paulo, coletadas em três etapas entre 2023 e 2024, destaca que estudantes que confiam e se relacionam com seus professores apresentam melhores indicadores de propósito de vida.

“O grande resultado que a gente encontra nessa pesquisa é entender que o estudante que está em contato com o professor, ou seja, que pode ter uma relação com o professor e sente confiança para ter essa relação, tem melhores indicadores de propósito de vida. Esse é o principal achado”, afirma Gustavo Mendonça Blanco, gerente-executivo do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe).

A pesquisa “Avaliação Diagnóstica: Pesquisa com Professores e Estudantes sobre Projeto de Vida, Saúde Mental, Clima Escolar e Competências Socioemocionais” também aponta que o apoio familiar é crucial, com estudantes que contam com familiares para falar sobre sentimentos apresentando um propósito de vida 20% maior. “A conclusão aqui é que essa relação com os adultos é muito importante para o desenvolvimento de propósito de vida do estudante”, ressalta Blanco.

O estudo, que envolveu principalmente alunos do ensino médio, demonstra ainda a relação entre saúde mental e propósito de vida. Estudantes que podem contar com seus professores apresentam um propósito de vida 30% maior, mesmo com indicadores de saúde mental similares a outros alunos. A pesquisa identificou fatores de risco à saúde mental dos estudantes, como pressão com os estudos (29%), bullying (26%) e padrões de beleza (24%).

As competências socioemocionais, como convivência respeitosa e tomada de decisões conscientes, lideram os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida (54,9%), seguidas pela qualidade da relação com o docente (14,7%).

Os professores também foram avaliados, com foco em sua atuação, propósito de trabalho, autoeficácia, saúde mental e capacidade para realizar práticas pedagógicas. A pesquisa correlaciona esses cinco aspectos, destacando a saúde mental e a autoeficácia como os elementos que mais influenciam no propósito e engajamento do professor.

O projeto Papo de Cabeça, parceria entre o Instituto Ânima e a Fundação Z Zurich, que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, é uma das origens da pesquisa. A iniciativa oferece cursos de pós-graduação e extensão sobre educação socioemocional para professores das redes parceiras, buscando fortalecer a relação entre educadores e alunos.

O Instituto Ânima também está distribuindo gratuitamente o jogo Conexões que Cuidam para as secretarias parceiras e o público em geral, visando estimular o autoconhecimento e a autorregulação de alunos do ensino fundamental e médio. O Instituto Ânima, em parceria com secretarias estaduais de Educação, tem atuado na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da formação continuada de professores.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-11/anima-relacao-com-professor-ajuda-aluno-construir-proposito-de-vida