IBGE revela: Telenovelas e futebol ditam nomes da moda no Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uma nova ferramenta, “Nomes no Brasil”, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela a influência marcante das telenovelas e do futebol na escolha de nomes no país ao longo das décadas. O site, que disponibiliza dados do Censo 2022, oferece um panorama da popularidade dos nomes, seus períodos de maior uso, distribuição geográfica e idade média das pessoas que os carregam.
A plataforma destaca, em sua seção de curiosidades, o nome Helena, impulsionado pelas famosas personagens de Manoel Carlos, contabilizando 366 mil registros no Brasil, com um pico de crescimento a partir dos anos 2000. “No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”, explica o site.
Ídolos do futebol também deixaram sua marca nos cartórios. Rivelino, craque da seleção de 70, teve 69% de seus registros concentrados naquela década. Romário viveu seu auge nos anos 90, com 69% dos registros, e Neymar viu seu nome ascender a partir de 2010.
Além de apresentar rankings de popularidade por década e um mapa com os nomes mais comuns em diferentes países, a ferramenta do IBGE oferece informações sobre a origem de nomes e sobrenomes, permitindo aos usuários explorar a rica história por trás da identidade brasileira.
Fonte e Fotos: Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-11/neymar-romario-helena-futebol-e-novela-influenciam-nomes-no-brasil
