Goiás Lidera Ranking Nacional de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal pelo 4º Ano

Líder pelo 4º ano consecutivo, o Estado de Goiás vence mais uma vez o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Superintende?ncia Conta?bil informa Alego sobre premiac?a?o no ranking de qualidade de informac?a?o

Goiás se mantém na liderança do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Brasil pelo quarto ano consecutivo, um feito que se consolidou com a criação do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2023, do qual o estado é tricampeão.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) reconhece e incentiva, por meio desta premiação, os esforços contínuos na melhoria da qualidade das informações contábeis e fiscais, evidenciando as práticas de excelência na administração pública. A avaliação para o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, em 2025, considerou a pontuação no ranking, que examina a precisão, integridade, qualidade e consistência dos dados fornecidos pelos estados, totalizando mais de 180 verificações. Goiás alcançou 100% dos critérios avaliados, garantindo o 1º lugar no desempenho geral.

Ricardo Borges de Rezende, superintendente central de contabilidade da Secretaria de Estado da Economia, contador-geral do Estado de Goiás e gestor de finanças e controle, compartilhou o reconhecimento na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com as equipes financeiras e de contabilidade da Casa. Em seu discurso, ele agradeceu a equipe da Alego e declarou: “É um legado irreparável. A história está sendo escrita com responsabilidade e transparência. O Estado e a Assembleia Legislativa constroem confiança a partir desses índices contábeis. Com esse fortalecimento institucional, certamente quem ganha é a sociedade goiana”.

Rubens Kirsteim Júnior, da Diretoria Executiva da Presidência da Alego, celebrou a colaboração das equipes técnicas do Parlamento desde 2022 para o sucesso de Goiás na premiação. “A Assembleia compõe esse grupo premiado. Para nós é uma satisfação estarmos mais uma vez em primeiro lugar. É um trabalho que nossa área contábil-financeira, de prestação de contas, se esmera, para que os dados sejam passados com transparência aos órgãos interessados”, afirmou. Kirsteim Júnior ainda enalteceu a gestão do presidente Bruno Peixoto: “Que esse prêmio siga com os goianos nos próximos anos. Para nós, como ordenadores de despesa, é uma segurança muito grande, dentro da legalidade e com o mais alto padrão de qualidade possível nas informações. São três anos da administração do presidente Bruno Peixoto, e três consecutivos em primeiro lugar”.

Edgard Pereira de Moura, da equipe de contabilidade da Alego, destacou que a premiação reflete o alto índice de conformidade dos dados do Parlamento. “Há toda uma equipe, que atua em todos os níveis administrativos, empenhada em alcançar essa excelência. E queremos melhorar cada vez mais, em busca de evoluir sempre nessa estruturação”, disse.

O diretor financeiro da Assembleia Legislativa, Edilson Bezerra da Silva, enfatizou a integração entre as equipes e a direção da Alego: “É importante destacar e compartilhar a dedicação integral da Diretoria Financeira para atingirmos esses índices. Sob a gestão do presidente Bruno Peixoto, esse desempenho esteve sempre em um patamar alto, e esse reconhecimento vem coroar essa dedicação de todos”.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, lançado pelo Tesouro Nacional em 2019, tem como objetivo avaliar e classificar a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos para o Siconfi, visando estimular a melhoria contínua na gestão da informação contábil. A evolução de Goiás no ranking demonstra o compromisso com a excelência na área: em 2019, o estado ocupava a 19ª posição, saltando para o 7º lugar em 2020, o 5º em 2021, e alcançando o 1º lugar a partir de 2022.

Fonte e Fotos: ALEGO