Empreendedores goianos buscam novos mercados na China com Missão Empresarial do Sebrae Goiás

Empreendedores goianos buscam novos mercados na China com Missão Empresarial do Sebrae Goiás

Grupo de 13 empresários participaram da Canton Fair 2025, em Guangzhou, participaram de visitas técnicas e fizeram matchmaking com 17 empresários chineses

Um grupo de 13 empresários goianos teve a oportunidade de conhecer, entre os dias 10 e 19 de outubro, como funciona o comércio na China e fazer networking em Missão Empresarial do Sebrae Goiás. Foram mais de 30 horas de viagem até chegar no destino final, em Guangzhou, para participar da Canton Fair 2025.

A condutora da Missão Empresarial, a analista do Sebrae Goiás Lorena Póvoa, ressaltou que a instituição desembarcou com sua missão empresarial na China dando suporte e robustez para uma agenda técnica com empresários goianos selecionados, mediante edital de chamada pública, para que pudessem desbravar e conhecer mais o mercado chinês.

“A missão empresarial Canton Fair 2025 teve como objetivo fazer ponto de conexão do Brasil com a China, tendo como suporte essa ação de oferecer aos participantes uma oportunidade de adquirir conhecimentos, explorar o mercado em potencial, identificar fornecedores e clientes estratégicos, negociar e vender produtos com o propósito de impulsionar seus negócios”, destacou Lorena.

Durante a missão, os empresários participantes disseram que, apesar do nervosismo de estar do outro lado do mundo, a organização e assistência que o Sebrae ofereceu fez toda a diferença. “A organização do Sebrae conseguiu nos conduzir muito bem. Desde a nossa saída, a instituição nos deu um suporte incrível. A segurança passada realmente fortalece o nosso empreendedorismo”, afirmou o empreendedor Daniel Guimarães nas redes sociais do Sebrae Goiás.

Um dos momentos mais importantes da missão foi o matchmaking, uma rodada de conexões e parcerias de negócios que aconteceu no dia 14 de outubro com 17 empresas que se apresentaram aos 13 empresários goianos com rodadas de negociações. O empresário Daniel disse que, nos últimos 20 anos, participou de muitas missões no Brasil e no exterior. “Essa missão para mim foi a mais importante. Uma oportunidade incrível de conhecimento, aprendizado e talvez novas conexões com a China, levando ou trazendo oportunidades comerciais que vão engrandecer as nossas relações comerciais”, finalizou o empreendedor.

A analista Lorena Póvoa afirmou que a missão do Sebrae teve um retorno muito positivo. “Além de todo o conhecimento que nossos empresários tiveram nesses dias na China, nossa visita movimentou a imprensa local. Foram divulgadas matérias nos jornais chineses falando sobre a missão. Inclusive no matchmaking fiz a apresentação do Sebrae em mandarim. E isso para eles representa respeito e construção de pontes e laços”, destacou Lorena.

Ainda durante à viagem, como parte do cronograma da Missão Empresarial, os empreendedores goianos fizeram visitas a empresas referências na China. Um exemplo foi a B&Q Home uma rede que mistura o layout da Leroy Merlin com o conceito da Ikea local, no qual grandes marcas se adaptaram ao mercado Chinês com renovação no layout, atendimento e produtos. Os empresários também foram à Kinbo Fashion City, conhecida como fake market, um local onde a cultura da barganha é muito forte, mostrando como funciona o comércio popular da China.

A visita foi uma imersão cultural e uma oportunidade de entender o consumo local. Durante a missão, os empresários também participaram de uma urban experience, momento oportunizado pelo Sebrae Goiás em suas missões empresariais. O propósito foi possibilitar que os participantes conheçam os principais pontos turísticos, vivenciem de forma mais próxima a cultura chinesa e compreendam, na prática, como os chineses vivem, se relacionam e constroem pontes com o turista.

Lorena finalizou afirmando que as missões empresariais promovidas pelo Sebrae Goiás são iniciativas essenciais para conectar empreendedores ao mercado, permitindo que conheçam inovações, ampliem suas redes de contato e concretizem negócios.