Goiânia sediará o 2º Congresso Internacional “Autismo Sem Fronteiras” em 2026

Goiânia sediará o 2º Congresso Internacional "Autismo Sem Fronteiras" em 2026

Foto: Divulgação

A capital goiana se prepara para receber, pela segunda vez consecutiva, o Congresso Científico Internacional “Autismo Sem Fronteiras”, nos dias 18 e 19 de abril de 2026. A Associação “Mães em Movimento pelo Autismo” (MMA) abrirá as inscrições para o evento no dia 5 de outubro, com o objetivo de superar o público de 2.000 participantes da edição anterior.

O congresso, idealizado pela Dra. Letícia Amaral, presidente da MMA, visa promover um amplo debate e intercâmbio de conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada em prol da Ciência, da Inovação e da Transformação, incluindo comorbidades que podem se manifestar de forma coocorrente em muitas pessoas com TEA,” afirma a Dra. Amaral.

A programação do evento focará em estratégias de inclusão, acessibilidade e disseminação de conhecimento científico, buscando quebrar barreiras atitudinais e capacitistas. Segundo Maira Tomo, também idealizadora do evento, o objetivo é promover a evolução clínica e maior qualidade de vida para autistas e suas famílias.

O congresso contará com a presença de referências nacionais e internacionais para discutir pesquisas médicas, educacionais, sociais e psicológicas sobre o TEA e outras limitações funcionais, conforme ressalta a consultora Ana Dantas. A curadoria ficará a cargo do neurofisiologista e neurologista infantil Dr. Hélio Van der Linden, da USP, que selecionará os palestrantes.

A escolha de Goiânia como sede, segundo a Dra. Letícia Amaral, se deve à sua localização estratégica no centro do Brasil, facilitando a participação de pessoas de todo o país e potencializando a troca de experiências e a democratização do conhecimento.