Paróquia do Rosário em Pirenópolis Fecha para Escoramento Preventivo de Fachada

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, um importante marco religioso, histórico e turístico de Pirenópolis, fechou suas portas temporariamente para a realização de um escoramento preventivo de fachada. A decisão foi tomada após recomendação técnica do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Pirenópolis e um Laudo Técnico de Vistoria e Avaliação de Risco elaborado pela empresa Átrio Arquitetura e Engenharia, contratada pela própria paróquia.
Segundo nota divulgada pela administração da paróquia, a medida visa garantir a segurança dos fiéis e proteger o valor histórico do templo. A paróquia afirma que “buscará as soluções plausíveis, junto aos órgãos públicos, a fim de se elaborar um plano de ação para os reparos necessários.”
O laudo técnico aponta para uma série de problemas que motivaram a interdição, incluindo danos estruturais, infiltrações, perda de pintura e rachaduras. “A interdição acontece porque a igreja apresenta risco iminente de desabamento ou colapso, é uma medida de segurança para evitar acidentes e a interrupção dos cultos religiosos”, informa o documento.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Igreja do Bonfim, é um dos principais pontos de atração da cidade de Pirenópolis, atraindo tanto fiéis quanto turistas. A paróquia não informou um prazo para a reabertura, que dependerá da conclusão do escoramento e dos reparos necessários.