Procissão do Fogaréu ilumina Goiás em celebração de 280 anos de tradição e fé

Ronaldo e Gracinha Caiado acompanham Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás: celebração cristã reúne milhares de devotos, turistas e moradores da cidade (Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)
Na madrugada desta quinta-feira (16/4), a histórica cidade de Goiás, antiga capital do estado, foi tomada pelo som das fanfarras e pelo brilho das tochas dos farricocos durante a tradicional Procissão do Fogaréu. O evento, que marca a encenação da prisão de Jesus Cristo, reuniu milhares de fiéis, turistas e autoridades, incluindo o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado.
Com origem em 1745, trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás em 2023. A procissão inicia em frente ao Palácio Conde dos Arcos e percorre as ruas de pedra da cidade, com 40 farricocos vestindo trajes coloridos, chapéus pontudos e carregando tochas, simbolizando os soldados romanos.
“O ato da Procissão do Fogaréu traz a nossa cultura e história de forma que é reconhecida nacionalmente. Por mais um ano tive a felicidade de acompanhar essa encenação, da qual participo desde a infância”, afirmou Caiado.
A primeira-dama Gracinha Caiado destacou a singularidade da celebração: “A Procissão do Fogaréu acontece também na Espanha e em Portugal, mas no Brasil apenas neste município. É a representação do momento em que os soldados romanos saem perseguindo Jesus. Então é um momento onde você arrepia vivendo isso”.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou a importância cultural do evento, classificando-o como a “mais tradicional” de Goiás, atraindo visitantes de todo o país.
Investimento recorde e programação infantil
Neste ano, o Governo de Goiás destinou R$ 200 mil para a estrutura do evento, incluindo palco, som e iluminação, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Outros R$ 199 mil foram investidos via Programa Goyazes, com patrocínio da Equatorial Energia.
“A Procissão do Fogaréu segue mantendo as raízes, a cidade já começa a ficar bem cheia. Esse ano foi um investimento recorde”, destacou a secretária Yara Nunes.
Além da celebração noturna, as crianças também tiveram espaço com o Fogaréuzinho, organizado pela escola Letras de Alfenim. Vestidos como farricocos, os pequenos percorreram as ruas com tochas feitas de garrafas plásticas, integrando-se à tradição centenária.
A Semana Santa na cidade de Goiás é promovida por entidades locais, como a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), atraindo visitantes que também aproveitam para conhecer a gastronomia e as belezas naturais da região.
“As expectativas são sempre as melhores, é um espaço destinado a orações, cultura, tradição e encontro dos irmãos e irmãs”, afirmou o pároco da Catedral de Sant’Ana, padre Augusto, destacando o crescimento anual de participantes.