Brasil: Setor de serviços cresce 0,8% em fevereiro, com destaque para tecnologia e turismo

Setor de serviços cresce 0,8% na passagem de janeiro para fevereiro

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O segmento de serviços, que engloba áreas como telecomunicações, alimentação, tecnologia, hospedagem e transportes, apresentou crescimento de 0,8% na passagem de janeiro para fevereiro, conforme dados ajustados sazonalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (10), revela que essa é a maior variação positiva mensal desde outubro de 2024, quando o setor avançou 1,1%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, sem ajuste sazonal, o crescimento foi de 4,2% — o 11º resultado consecutivo no acumulado anual. Em 12 meses, o setor acumula alta de 2,8%. Apesar do avanço, o volume de serviços permanece 1% abaixo do pico histórico, alcançado em outubro de 2024, mas está 16,2% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Recuperação e destaques
Após retração de 0,6% em janeiro, o setor retomou o crescimento. Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, afirma que “houve recuperação da perda verificada em janeiro”. Quatro das cinco atividades analisadas registraram alta:

  • Informação e comunicação: +1,8%;
  • Serviços profissionais e administrativos: +1,1%;
  • Outros serviços: +2,2%;
  • Serviços prestados às famílias: +0,5%.

O único recuo foi no transporte (-0,1%). Lobo destacou o papel da tecnologia da informação (TI), que “segue renovando a cada mês o ápice de sua série”, impulsionada por demandas como desenvolvimento de software e consultorias. Além disso, serviços profissionais vinculados ao comércio eletrônico e plataformas digitais também apresentaram performance positiva.

Turismo em ascensão
O índice de atividades turísticas subiu 2,9% em fevereiro, revertendo a queda de 6,1% do mês anterior. O setor está 9,7% acima do nível pré-pandemia, mas ainda 3,4% abaixo do recorde de dezembro de 2024. O transporte aéreo, beneficiado pela redução de 20,46% no preço das passagens, foi um dos principais responsáveis pelo resultado. Na comparação anual, o turismo cresceu 7,3%.

Contexto econômico
O desempenho do setor de serviços contrasta com a indústria, que recuou 0,1% em fevereiro, e acompanha o comércio, que avançou 0,5%. Os dados integram a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, que monitora 166 tipos de atividades.


Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-04/setor-de-servicos-cresce-08-na-passagem-de-janeiro-para-fevereiro

Deixe uma resposta