PF Realiza Operação Contra Deputado Gustavo Gayer por Suspeita de Desvio de Cota Parlamentar

img_5997-1

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (25/10), a Operação “Discalculia” contra o deputado Gustavo Gayer (PL), investigado por suspeita de desvio de recursos da cota parlamentar. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mobilizou cerca de 60 policiais federais para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão em várias localidades, incluindo Brasília, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, onde a residência do parlamentar foi um dos alvos.

Segundo informações da PF, o objetivo da operação é desmantelar uma associação criminosa que atuava desviando verbas parlamentares e falsificando documentos para criar uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). As investigações apontam que a OSCIP foi constituída com o propósito de canalizar recursos públicos indevidamente.

Entre os crimes sob investigação estão associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos e peculato-desvio. A operação foi nomeada “Discalculia” em referência ao transtorno de aprendizado relacionado a números, uma alusão a uma irregularidade na Ata de Assembleia da criação da OSCIP, onde foi registrada uma data retroativa a 2003, com membros supostamente entre 1 e 9 anos na época.

Vídeo: Reprodução TV Globo

Deixe uma resposta