Canto da Primavera 2024 atrai cerca de 40 mil visitantes e movimenta a economia de Pirenópolis

image

Os setores de hospedagem, comércio e turismo foram os mais beneficiados. O festival também destacou-se por ter oferecido o maior pagamento de cachês aos artistas goianos, totalizando R$ 510 mil.

Durante os seis dias do festival Canto da Primavera, aproximadamente 40 mil pessoas marcaram presença em Pirenópolis, conforme relatado pela Polícia Militar. A intensa movimentação turística é a principal razão para o fortalecimento da economia local, especialmente nos ramos hoteleiro, comercial e turístico. A Mostra Nacional da Música de Pirenópolis ocorreu entre 3 e 8 de setembro e incluiu apresentações locais, regionais e nacionais, além de oficinas formativas e gravações profissionais em estúdio.

“Com certeza podemos afirmar que a 23ª edição do Canto da Primavera foi um grande sucesso. Não apenas em termos de escala, mas também na interação do público e na participação geral, tornando-se um evento totalmente inclusivo. É importante mencionar que as novas configurações dos palcos permitiram uma participação ainda mais ativa dos moradores de Pirenópolis”, salienta Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.

A atual edição é considerada a maior da história do Canto da Primavera, com um investimento total de R$3,3 milhões. Este ano contou com um número recorde de artistas se apresentando nos quatro palcos espalhados pela cidade, envolvendo 60 shows e R$510 mil em cachês para os artistas goianos. As atrações nacionais incluíram Maria Gadú, viabilizada em conjunto com o Sesc Goiás, além de Marcelo Falcão e Toni Garrido.

A programação incluiu três oficinas formativas com um total de 60 inscrições e ainda resultou na gravação de aproximadamente 20 músicas autorais e videoclipes – uma nova adição nesta edição – para cada artista selecionado no Estúdio Primavera.

Economia e turismo

Além dos benefícios para os artistas envolvidos no festival, o comércio local – incluindo restaurantes, lojas e artesanatos – também experimenta uma reação positiva na economia. “Este ano o Canto da Primavera foi incrível! Trouxe muitas pessoas à cidade e isso foi muito bom para nós empresários; tivemos casa cheia todos os dias”, comemora Mariana Dainese, proprietária de um restaurante local.

O setor hoteleiro também se mostrou fortemente impactado pela elevada demanda durante o evento: “Podemos afirmar que pelo menos 97% das pousadas estavam lotadas; a maioria atingiu sua capacidade máxima bem antes do início do festival”, declara Sérgio Rady, secretário municipal de Turismo.

Nesta edição do Canto da Primavera houve também uma iniciativa significativa para mensurar os efeitos do festival. Foram realizadas pesquisas sobre perfil e satisfação dos visitantes durante o evento, desenvolvidas pelo Observatório de Turismo ou Goiás Turismo especificamente para essa ocasião. Todos os dados coletados serão analisados visando aprimorar a qualidade das edições futuras.

Segurança

Apesar da circulação intensa de milhares de pessoas por várias áreas da cidade, não ocorreram incidentes registrados pela Polícia Militar durante o Canto da Primavera. De acordo com Major Alexandre de Castro do 37º Batalhão local, o balanco final foi positivo em toda a região.

“Não tivemos nenhum registro durante os dias do evento nem mesmo nas comunidades rurais adjacentes. Outro ponto importante foi o sistema de monitoramento que teve papel crucial na prevenção das ações delituosas,” ressalta.

23ª edição

Reconhecido como a maior vitrine da música goiana, o Canto da Primavera 2024 é promovido pelo Governo de Goiás através da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), contando com a co-realização da Universidade Federal de Goiás por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento conta ainda com parcerias estabelecidas com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis, a Secretaria Estadual da Retomada assim como órgãos como a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás Social e Sesc Goiás.

Fotos: Secult Goiás/ Vinícius Schmidt / Yan Rissatti

Deixe uma resposta