Secretaria de Saúde de Goiás amplia acesso à PrEP e medidas de prevenção ao HIV

2506-medicamentohiv-1024x682

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está empenhada em expandir o acesso a medidas de prevenção do vírus HIV, que é responsável pela Aids. Dentre as iniciativas em andamento, destaca-se o Projeto PrEP até Você, desenvolvido pela Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, vinculada à Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde.

Esse projeto-piloto está sendo implementado em Goiânia por meio de uma parceria entre a SES e as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Saúde, com a participação do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da capital (CRDT). Seu objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre diversas estratégias de prevenção do HIV e fornecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) a pessoas que normalmente não têm acesso aos serviços de saúde.

O primeiro atendimento é realizado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, mediante agendamento prévio pelo telefone 3201-7894. Após o primeiro atendimento, o acompanhamento é feito no CRDT. Para participar, os interessados devem ser residentes da capital e possuir um cartão SUS registrado no município. Durante a consulta, também são disponibilizados testes de HIV, preservativos internos e externos, bem como gel lubrificante.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV envolve o uso diário de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, em Goiás, o SUS disponibiliza o medicamento denominado Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila para a PrEP. A distribuição desse medicamento é realizada em 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia (CRDT e HDT), Iporá, Itumbiara, Jataí, Novo Gama, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

Para ter acesso ao medicamento, o usuário deve procurar a unidade básica de saúde do município onde reside para ser incluído no sistema de regulação ou buscar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) mais próximo.

Deixe uma resposta