Você sabia que é possível voar gratuitamente pela Força Aérea Brasileira?

Viajar pelo país é uma prática amplamente apreciada pelos brasileiros, que encontram diversas opções de biomas, culturas e paisagens para desfrutar. No entanto, muitos desconhecem uma forma de realizar essa jornada de forma gratuita, contando com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Para obter a oportunidade de uma “carona” com os oficiais da FAB, basta realizar um cadastro em uma das Bases Aéreas espalhadas pelo país, por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN). É necessário apresentar os documentos de identidade, comprovante de endereço e CPF.

Após o registro, o interessado deve indicar as localidades para as quais deseja voar e aguardar a resposta por e-mail. É importante verificar a caixa de spam e a lixeira, a fim de não perder essa oportunidade. O período para solicitação tem duração de 10 dias.
Durante esse prazo, caso surjam voos que atendam aos interesses indicados e haja disponibilidade de vagas, o candidato é notificado e informado sobre a data e hora de partida. A confirmação é realizada por e-mail, mas também é possível entrar em contato com a base correspondente para confirmar os detalhes da viagem.
Caso não haja disponibilidade de vagas dentro do prazo de 10 dias, o candidato deve solicitar novamente o voo e aguardar o chamamento. Vale ressaltar que o trecho é oferecido gratuitamente e a disponibilidade ocorre por meio da utilização de missões militares realizadas de acordo com a demanda. O embarque de civis é um direito e, por essa razão, a procura costuma ser alta.
Regiões como Sul e Sudeste têm maiores chances de sucesso nas solicitações de viagens, devido à frequência mais intensa de voos nesses locais. Em Goiás, por exemplo, a Base Aérea de Anápolis é a única disponível para solicitar o serviço, mas também há a possibilidade de buscar a Base Aérea de Brasília, localizada no Distrito Federal, nas proximidades.