Prazo para declaração do Imposto de Renda encerra no dia 31 de maio

Falta menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. O período se encerra na próxima quarta-feira (31). De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Receita Federal, até a última terça-feira (23), cerca de 28,6 milhões de contribuintes já haviam realizado a entrega do documento.
Segundo as projeções do Fisco, espera-se que neste ano sejam entregues cerca de 39,5 milhões de declarações – um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior, quando o órgão recebeu 36,3 milhões de documentos.
Aqueles que possuem a obrigação de declarar, mas não o fizerem até a data-limite, estarão sujeitos ao pagamento de uma multa à Receita Federal. Caso ocorra atraso na entrega, será aplicada uma multa mensal equivalente a 1% do valor do imposto devido.

Com o objetivo de minimizar possíveis erros, a Receita Federal recomenda o uso da declaração pré-preenchida, porém ressalta que o contribuinte é responsável por verificar e validar todas as informações antes de enviar o documento.
Aqueles que enviaram sua declaração até o dia 10 de maio já podem verificar se estão incluídos na lista de beneficiários do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, divulgada pela Receita Federal nesta quarta-feira (24).
No próximo dia 31, será realizado o crédito bancário para os 4.129.925 contribuintes contemplados nesta etapa de pagamentos, totalizando um valor de R$ 7,5 bilhões. Esse montante representa a maior quantia já liberada pelo Fisco em um lote de restituição.