Goiás lidera produção agrícola segundo dados da Seapa

Cinco-tecnologias-para-tornar-a-agricultura-brasileira-digital

De acordo com o estudo realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o estado  de Goiás segue entre os maiores produtores brasileiros, ocupando o primeiro lugar em tomate, sorgo e jabuticaba e o segundo em cana-de-açúcar, alho, girassol e em rebanho bovino.

A publicada nesta segunda-feira (11), a Radiografia do Agro reúne dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério de Economia e Banco Central (Bacen). Segundo o levantamento, o Estado possui 152.174 estabelecimentos rurais, nos quais 101.176 deles são dirigidos por produtores que residem no imóvel. Sobre o uso da terra, 57,1% são usados para pastagens, 20,1% para matas e florestas e 18,7% para lavouras.

Entre as informações destacadas sobre a produção vegetal, aparecem estatísticas das culturas de cana-de-açúcar, soja, milho, tomate, sorgo, feijão, mandioca, batata-inglesa, cebola, arroz, algodão, trigo, alho, girassol, café e palmito. Na parte relacionada à fruticultura, levantamentos sobre produção no estado de melancia, banana, laranja, abacaxi, tangerina, maracujá, coco-da-bahia, goiaba, limão, uva, pequi, mamão, jabuticaba, abacate e manga.

Com relação aos dados da silvicultura, a publicação informa sobre floresta plantada, borracha, carvão, lenha e madeira em tora. Já em relação à produção animal, traz dados sobre rebanho bovino, leite, aves, ovos, rebanho suíno, aquicultura, apicultura e lã.

Fonte: Alego.

Deixe uma resposta