Como manter a saúde mental durante o isolamento social?

A psiquiatra do Hospital Goiânia Leste, Amanda Gomes, dá dicas para mantermos uma rotina saudável nesta quarentena
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças na vida social das pessoas, principalmente por conta das recomendações de isolamento social para conter a disseminação do vírus. Ficar em casa é fundamental para conter o avanço do covid-19 em nosso país e na nossa cidade, tanto quanto manter a higiene das mãos. Mas como manter a saúde mental em tempos assim?
A psiquiatra do Hospital Goiânia Leste, Amanda Gomes, explica que o mais importante é manter uma rotina saudável, procurando sempre ocupar a mente e cuidar das nossas emoções neste período de quarentena. A especialista separou algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde mental. Confira:
Mantenha uma rotina
Preserve horários de sono e refeições. Cultive hábitos saudáveis: faça atividade física e tenha uma alimentação saudável.
Isolamento social é físico
Converse com as pessoas do seu convívio, compartilhe a vida com amigos e familiares através de ligações, mensagens e vídeo chamadas.
Reduza o tédio
Assista séries e filmes, faça meditação e alongamento, experimente novas receitas, brinque com as crianças, se dedique a cuidados pessoais, organize seu lar.
Diminua exposição a notícias
Limite a quantidade de noticiários relacionadas a pandemia. Separe um ou dois momentos ao dia para se informar.
Aprimore seu currículo
Faça cursos online, leia livros interessantes, estude assuntos na sua área, aprenda uma nova língua.
Faça uso consciente das redes sociais
Não espalhe notícias falsas e sempre confira a fonte das informações. Priorize os órgãos oficiais.