Professores de Jataí gravam vídeos informativos sobre coronavírus para comunidade surda

Um casal de professores de Jataí desenvolveu um projeto onde gravam vídeos, em libras, transmitindo todas as atualidades sobre o coronavírus à comunidade surda.O professor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Thábio de Almeida e a esposa Kamilla Fonseca Lemes, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), traduzem, em vídeos, as principais notícias relacionadas à pandemia e publicam em um canal no YouTube e em grupo no WhatsApp, possibilitando o acesso a informações atualizadas.
A iniciativa surge como uma forma de tornar acessível aos surdos as notícias e informações afim de manter essa comunidade devidamente informada sobre a atual cituação.
As estudantes Jéssica Borges e Jeane Aparecida consideram a iniciativa dos professores como fundamental para que consigam entender plenamente todos os acontecimentos.
“Nós surdos não temos o domínio da língua portuguesa para ter a leitura necessária”, afirma Jéssica. “Por esse motivo, este projeto é importante ao fazer a tradução das informações em libras, auxiliando a comunidade surda a entender de uma forma clara o coronavírus”, complementa Jeane.
Já são mais de 30 vídeos produzidos que auxilia não apenas os alunos do casal,mas também outros vários deficientes auditivos que podem vir a acessar o material através da plataforma do Google.
Para os beneficiados, a medida repassa informação recente, completa e de fácil compreensão.
“O projeto faz com que o surdo não tenha informações atrasadas, acompanha na medida em que as notícias vão sendo divulgadas. Assim, nós conseguimos ter uma informação completa”, afirma a estudante Jeane.
Fonte: Jornal Somos.