Bolsonaro e Doria batem-boca em reunião do presidente com governadores, assista

O presidente da República, Jair Bolsonaro e governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tiveram um debate agressivo durante a reunião virtual entre os dois e demais governadores da região Sudeste nesta quarta, 25. Doria ressaltou que o presidente deveria “dar exemplo ao País, e não dividir a nação em tempos de pandemia”. O presidente retrucou: “Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque”.
O encontro faz parte da série de reuniões virtuais do presidente com governadores – ele já havia se reunido com os dos Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste – e ocorreu após Bolsonaro subir o tom contra chefes de executivos estaduais em pronunciamento em rede nacional de TV e defender o fim do confinamento em massa, contrariando recomendação do próprio Ministério da Saúde.
Segundo pessoas que participaram da reunião, Bolsonaro se exaltou, chegando a chamar o governador de leviano e demagogo. Bolsonaro também reclamou que Doria teria se apoderado do nome dele nas eleições de 2018 e depois “virou as costas” como fez todo mundo.
O governador destacou ainda que, embora os quatro governadores da região Sudeste sejam de partidos diferentes, há uma atuação conjunta.
“A nossa prioridade é salvar vidas, presidente. Estamos preocupados com as vidas de brasileiros em nossso estados. Preservando também empregos e o mínimo que a economia possa se manter ativa. Os estados estão conscientes disso e governadores também.” disse Doria.