Brasil: Ministério da Agricultura desclassifica 3 marcas de café torrado por impurezas e micotoxinas

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Uma decisão importante foi tomada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em relação ao consumo de café torrado no Brasil. Três marcas de café torrado foram desclassificadas devido a problemas detectados em análises laboratoriais. As marcas afetadas são Melissa, Pingo Preto e Oficial.

De acordo com o Ministério, esses produtos apresentaram impurezas e presença de micotoxinas e matérias estranhas em níveis superiores aos permitidos pela legislação. “Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, destaca o Ministério.

Os problemas detectados incluem a presença de grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões, classificados como matérias estranhas. Além disso, as análises também encontraram impurezas, como cascas e paus, que são elementos da lavoura.

As empresas foram notificadas sobre as irregularidades e foram obrigadas a recolher os produtos impróprios. Os lotes reprovados são Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263). O Ministério orienta que os consumidores que tenham adquirido esses produtos parem de consumi-los imediatamente e possam solicitar a substituição do produto.

Caso os produtos ainda estejam à venda, o Ministério pede que a ocorrência seja comunicada pelo canal oficial Fala.BR, fornecendo o nome e endereço do estabelecimento onde o produto é comercializado. É importante que os consumidores fiquem atentos e tomem as medidas necessárias para evitar qualquer risco à saúde.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-05/governo-reprova-tres-marcas-de-cafe-por-serem-improprias-para-consumo