Goiás se destaca como maior produtor de girassol do Brasil

Goiás se destaca como maior produtor de girassol do Brasil

Goiás se consolida como líder na produção de girassol no Brasil, com previsão de 71 mil toneladas para a safra 2024/2025. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado é responsável por cerca de 70% da produção nacional do grão.

A previsão de crescimento de 58,8% em relação à safra anterior é resultado de uma combinação entre fatores naturais, uso de tecnologia e um forte trabalho de defesa sanitária conduzido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, ressalta que “a Agência estabelece e fiscaliza um calendário de semeadura específico para o girassol, que define os períodos adequados de plantio e de colheita e orienta a eliminação de plantas voluntárias de soja que podem servir de hospedeiras para pragas, como a ferrugem asiática”.

Além disso, o cultivo do girassol em Goiás exige o cadastro obrigatório das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), permitindo que a Agrodefesa monitore as áreas plantadas e implemente ações rápidas de controle. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que “o sucesso de Goiás na produção de girassol não seria possível sem as medidas fitossanitárias visando um bom manejo de plantas daninhas. As ações da Agrodefesa dão segurança ao produtor e garantem a integridade da cadeia produtiva”. A produção de girassol no Estado é destinada principalmente à extração de óleo e também à alimentação animal, sendo valorizada por sua adaptabilidade e pelo bom desempenho agronômico.