Governos de Goiás e Pernambuco anunciam parceria para criar um distrito de inovação em Goiás

Em uma visita guiada ao Porto Digital de Recife, no Pernambuco, o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, anunciou, em 14 de maio, a ampliação da parceria entre Goiás e o maior parque tecnológico urbano da América Latina. Acompanhado pelos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, José Frederico, e de Indústria e Comércio, Joel Braga, Vilela teve a oportunidade de conhecer de perto modelos inovadores de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) aplicados na gestão pública local. Essas iniciativas já são uma experiência de sucesso na gestão do Hub Goiás.
“Conhecemos in loco toda a transformação digital promovida pelo Porto Digital. É algo que desperta muito a nossa disposição e vontade de replicar esse modelo de sucesso em Goiás. É uma parceria que com certeza vai fazer com que a gente também possa crescer e alavancar esse setor de tecnologia e economia criativa”, explicou Vilela.
Segundo José Frederico, o Porto Digital é um case de destaque nacional e internacional em inovação, e Goiás segue pelo mesmo caminho com o Hub Goiás, o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da região Centro-Oeste do país. “Entendemos que o futuro vai passar pela tecnologia, por formar pessoas na área, por startups e negócios inovadores. Essa parceria entre Goiás e Pernambuco está dando certo e vai ainda mais longe”, projetou.
A intenção da gestão estadual é reunir startups, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica em um Distrito de Inovação e IA. O projeto, de responsabilidade do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ainda está em fase de estudos e formatação, sendo realizado pelo próprio Porto Digital.
“Aproveitamos o encontro para estreitar as relações e a cooperação que inclui o Hub Goiás, que completará dois anos de atividade, bem como o desenho de um distrito de inovação para fortalecer a tecnologia e o desenvolvimento econômico dos estados”, comentou o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem. O parque tecnológico de Recife abrange mais de 30 mil metros quadrados, com mais de 475 empresas que, juntas, têm um faturamento superior a R$ 6 bilhões.
Durante sua estadia em Recife, Daniel Vilela também se reuniu com o prefeito do município, João Campos, para discutir o uso de tecnologia na melhoria dos serviços oferecidos à população e políticas de inovação em gestão urbana. “Que bom que estamos recebendo esse pessoal de Goiás, que sabe trabalhar e fazer serviço, para compartilharmos a experiência de uma cidade nordestina que tem investido muito em tecnologia”, disse João Campos, destacando a importância da proximidade entre estados e municípios na busca por soluções e interlocução federativa.
Além disso, o governador em exercício conheceu o Embarque Digital, um programa educacional da prefeitura que fomenta a formação de capital humano especializado em tecnologia, contribuindo para a inclusão produtiva de estudantes em vulnerabilidade social e reforçando o ecossistema de inovação. A comitiva também visitou as instalações da Empresa Municipal de Informática (Emprel), responsável pela produção de materiais de treinamento e capacitação para servidores públicos.
Vilela ressaltou que um governo digitalizado proporciona melhores condições de vida à população. “Recife é hoje o grande case de sucesso, de transformação digital, de conexão direta lá na ponta com a população. Voltamos para Goiás com boas ideias, querendo levar grande parte das soluções que foram desenvolvidas aqui”, concluiu.