Goiás ultrapassa os 78 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2024/25 e se consolida como 3º maior produtor do Brasil

Goiás se manteve como o 3º maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, com um crescimento de 2,6% em relação ao ciclo anterior. Essa conquista se destaca na 68ª edição do Agro em Dados, um boletim técnico publicado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que reúne informações estratégicas sobre o agronegócio goiano.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2024/25 alcançou um novo recorde, com uma produção estimada em 78,5 milhões de toneladas. Esse resultado foi impulsionado pelo aumento da área colhida, que atingiu 969,7 mil hectares, e pela produtividade, estimada em 81,0 toneladas por hectare.
A produção industrial também reflete esse desempenho, com a estimativa de 2,9 milhões de toneladas de açúcar e 4,8 bilhões de litros de etanol, com crescimentos de 8,8% e 2,8%, respectivamente.
“O Agro em Dados é elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Seapa, com base em dados das principais instituições oficiais e tem como principal objetivo oferecer informações de qualidade para produtores, gestores públicos, técnicos, investidores e demais interessados no desenvolvimento do agro em Goiás”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.
A 68ª edição do Agro em Dados traz ainda dados atualizados sobre as principais cadeias da agropecuária goiana, com análises de mercado, exportações e indicadores econômicos. A publicação completa está disponível no site da Secretaria: https://goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra/.