Brasil: TV 3.0: Novo Ministro das Comunicações Aposta na Integração entre TV e Internet

TV 3.0 deve ser implementada em breve

© Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, informou que a implementação da TV 3.0, o novo padrão tecnológico que unirá televisão aberta e internet, será discutida assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornar de sua viagem à Rússia e China. A declaração foi feita nesta quarta-feira (7), durante a cerimônia de passagem de cargo do ministério, onde Juscelino Filho transmitiu a função ao novo titular.

Juscelino Filho, em seu discurso, ressaltou que o decreto de regulamentação da TV 3.0 está finalizado e aguarda a assinatura presidencial. “O decreto de regulamentação está pronto e será assinado, em breve, pelo presidente Lula e o novo ministro”, afirmou.

Siqueira destacou o potencial transformador da nova tecnologia: “Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”.

A TV 3.0 substituirá a escolha de canais por aplicativos, permitindo acesso a conteúdos ao vivo e sob demanda, além de oferecer qualidade de imagem de até 8K, som imersivo e recursos de segurança e acessibilidade. A tecnologia também abre espaço para a interatividade, com conexão direta a serviços públicos e novos modelos de negócios.

O presidente Lula já havia demonstrado entusiasmo com a TV 3.0, afirmando que “Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros”.

Frederico de Siqueira Filho, que já ocupava o cargo de presidente da Telebras, enfatizou a importância de manter a equipe atual do ministério para acelerar as entregas e a política de inclusão digital. “A nossa ideia, agora, é acelerar as entregas, por isso que a gente precisa manter um time extremamente qualificado, que foi construído até então, para que a gente possa acelerar, entregar a política pública de inclusão digital, que foi a missão que o presidente Lula nos deu”, declarou.

Entre os projetos em andamento estão o programa Escolas Conectadas e a expansão da rede 5G em todo o país, iniciativas que o ministro considera cruciais para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, o trabalho e para o pleno exercício da cidadania”, concluiu Siqueira.

Fonte e Fotos: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-05/tv-30-deve-ser-implementada-em-breve