Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam instituições para idosos em Goiânia e detectam irregularidades

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), em parceria com a 16ª Delegacia Distrital de Polícia, realizou uma operação de fiscalização em três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na capital nesta terça-feira (29). A ação, que contou com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve como objetivo verificar as condições de acolhimento e o respeito aos direitos dos residentes, amparados pelo Estatuto da Pessoa Idosa.
Sob a coordenação do delegado Alexandre Bruno Barros, a equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais da Deai, avaliou diversos aspectos das instituições, incluindo a presença de profissionais qualificados, o fornecimento de medicamentos e os cuidados com a saúde física e mental dos idosos. As condições sanitárias e a estrutura física dos locais também foram inspecionadas.
Apesar de não terem sido encontradas situações de risco imediato ou crimes em flagrante, a fiscalização apontou para a necessidade de melhorias administrativas e estruturais em algumas das ILPIs. As irregularidades, especialmente relacionadas à documentação sanitária, rotinas de medicação, quadro de funcionários e condições físicas, foram documentadas pela Vigilância Sanitária, que agora dará prosseguimento aos procedimentos legais para exigir a regularização. Uma das instituições fiscalizadas teve seu fechamento determinado.
O delegado Alexandre Bruno ressaltou que esse tipo de operação é essencial para garantir a proteção dos idosos institucionalizados. “A operação visa garantir que os direitos da população idosa estejam sendo respeitados nos ambientes institucionais, promovendo dignidade, cuidados adequados e prevenção de qualquer forma de negligência ou violência”, afirmou.
Esta ação faz parte de um cronograma contínuo de fiscalizações preventivas e repressivas promovido pela Deai, reforçando o compromisso com a proteção da população idosa em Goiânia. Vale lembrar que, recentemente, a Justiça também determinou a interdição parcial de um lar para idosos no Setor Bueno, em Goiânia.