OCB/GO e Sesi/GO levam cooperativismo e empreendedorismo a escolas em Goiás

*   OCB/GO e Sesi/GO Levam Cooperativismo e Empreendedorismo a Escolas em Goiás

O Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás) e o Sesi/GO (Serviço Social da Indústria em Goiás) uniram forças em um projeto inovador que visa disseminar a cultura cooperativista entre jovens estudantes. A iniciativa, formalizada nesta segunda-feira (28/04) durante a 25ª reunião de Diretoria Plena e Executiva da Fieg (Federação das Indústrias de Goiás), busca introduzir conceitos de cooperativismo e empreendedorismo para alunos de 6 a 9 anos nas unidades do Sesi.

Inicialmente, 13 professores capacitados pelo Sistema OCB/GO serão os responsáveis por disseminar os ensinamentos na rede escolar. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, expressou seu entusiasmo com a parceria, afirmando que o projeto é “uma forma de materializar o que tanto queríamos, mas não sabíamos como fazer: levar o cooperativismo e o empreendedorismo para as escolas”. Ele acredita que apresentar as cooperativas como um modelo de negócio diferenciado incentivará os jovens a adotarem a ideia de que “cooperar é melhor do que competir”, promovendo, a longo prazo, uma transformação econômica e social.

André Rocha, presidente da Fieg, também enfatizou a importância da iniciativa, ressaltando que “ensinar esses conceitos, além de ser uma ação cívica, é pensar no futuro e prezar diferenciais para nossos alunos”.

Os alunos terão acesso ao Projeto SementesCoop, que utiliza vídeos e atividades lúdicas para apresentar os conceitos básicos do cooperativismo, além do suporte da plataforma Jogar + Aprender, que oferece jogos e cursos sobre diversos temas, como empreendedorismo e educação socioemocional.

A implementação inicial do projeto ocorrerá em cinco escolas do Sesi em Goiânia, Rio Verde, Rio Quente, Mineiros e Luziânia. No entanto, a gerente de educação básica do Sesi, Márcia Farinella, garantiu que todas as unidades do estado participarão do projeto a partir de 2026, com o objetivo de, futuramente, expandir a formação para a rede pública de ensino.

O superintendente do Sesi/GO e diretor regional do Senai/GO, Paulo Vargas, destacou a sinergia entre as instituições, ressaltando que as escolas vão “associar a experiência do Sesi na educação com a expertise da OCB/GO no cooperativismo”.