Caiado Defende Mais Investimento em Tecnologia para Alavancar o Agro em Goiás

Agrishow 2024: Caiado critica falta de apoio à tecnologia no agro e Alckmin exalta a união entre indústria e agronegócio.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, marcou presença na abertura da 30ª Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo, neste domingo (27/4), onde teceu elogios à trajetória do agronegócio brasileiro, mas ressaltou que o setor possui potencial para um desenvolvimento ainda maior. Para Caiado, a falta de apoio em “tecnologia, inovação e pesquisa” tem limitado o avanço do setor.

O líder goiano destacou o crescimento expressivo da produção agrícola em Goiás, com uma projeção de 38,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas para a safra de 2025, um incremento de 19% em relação ao ano anterior. Caiado atribuiu esse desempenho ao esforço conjunto dos produtores rurais, do governo estadual e das entidades do setor, buscando otimizar a eficiência e a sustentabilidade no uso dos recursos. “Goiás produz soja num clima de 40 graus, disputando com Paraná, Rio Grande do Sul e estados com clima temperado. Isso que mostra o que a ciência e a tecnologia podem fazer”, afirmou o governador.

Durante sua participação, Caiado também abordou desafios cruciais para o setor, como a necessidade de aprimorar o seguro rural e combater a escassez de mão de obra qualificada. Segundo ele, esses fatores podem “levar ao estrangulamento da atividade”, ressaltando a urgência de investir na formação de profissionais capacitados para impulsionar o crescimento do agronegócio no país. “O Brasil não aceita mais ser um país onde a juventude seja tutelada por programa social”, completou.

A solenidade de abertura da Agrishow também contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que enalteceu a sinergia entre a indústria e o agronegócio. “Quando o agro vai bem, ajuda a indústria. Quando a indústria vai bem, ajuda o agro. Eles são irmãos siameses”, declarou Alckmin. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) prevê um aumento de 8% no faturamento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas para 2025.

A Agrishow, que se estende até 2 de maio, espera receber cerca de 195 mil visitantes de mais de 50 países, reunindo mais de 800 expositores e projetando uma movimentação econômica de até R$ 500 milhões. João Carlos Marchesan, presidente da feira, ressaltou a abrangência do evento, que aborda “tudo, agricultura de A a Z”, demonstrando “o compromisso com a inovação, inclusão e sustentabilidade”. A programação inclui o Agrishow Labs, espaço dedicado a startups, e o Agrishow Pra Elas, iniciativa que visa fortalecer a participação feminina no agronegócio.

Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando o governador Tarcisio de Freitas, destacou o impacto da Agrishow na economia de Ribeirão Preto e sua contribuição para a evolução do setor no Brasil. “A evolução dessas máquinas diminuiu o desperdício, aumentou a lucratividade e levou prosperidade ao campo. Se o agro brasileiro, em poucas décadas, deixou de ser importador de alimentos para se tornar o maior exportador, isso se deve à Agrishow”, concluiu Piai.

Deixe uma resposta

Mais notícias para você!