Pesca esportiva impulsiona turismo e movimenta a economia em Goiás

Goiás recebe neste fim de semana (26 e 27/4) duas importantes etapas de torneios de pesca esportiva que prometem reunir centenas de participantes de diferentes estados do país. Em Luiz Alves, acontece o Gigantes do Araguaia, enquanto em São Simão será realizada mais uma etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, ambos com apoio da Goiás Turismo.
Reconhecido como um dos principais polos da pesca esportiva no Brasil, o estado atrai pescadores de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e do Distrito Federal. Os eventos não apenas fortalecem o turismo, como também aquecem a economia das cidades ribeirinhas, com movimentação em hotéis, restaurantes e comércio local.
Neste sábado (26), a largada do Circuito Goiano ocorre na Prainha de São Simão, com premiação prevista para as 17h30. Já o Gigantes do Araguaia inicia no Porto de Luiz Alves e terá sua cerimônia de premiação às 20h, na Avenida Beira Rio. Entre as estrelas das competições, destaca-se a piraíba, um dos maiores peixes de água doce do mundo.
A Temporada de Pesca Esportiva 2025 em Goiás, aberta em março, contempla ações de março a outubro e conta com investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Além dos torneios tradicionais, há incentivo à participação feminina, com eventos como o Tucuna Queen e Rainhas do Araguaia. Nos últimos três anos, a pesca esportiva gerou quase R$ 20 milhões em receita para municípios goianos e atraiu mais de 12 mil pescadores de diversas regiões do país.
Foto: Goiás Turismo