Goiás Impulsiona Mineração Sustentável com Planta-Piloto de Terras Raras

Aparecida de Goiânia se tornou palco de um importante avanço para o setor mineral goiano com a inauguração da planta-piloto da Aclara Resources. O evento, que contou com a presença de importantes figuras políticas como o vice-governador Daniel Vilela e o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, marca o pontapé inicial do “Projeto Carina”, focado na extração sustentável de terras raras em Nova Roma, no nordeste do estado.
A unidade, localizada no All Park Polo Empresarial, recebeu um investimento de R$ 30 milhões e utilizará a inovadora tecnologia “Colheita Mineral Circular” para processar 500 toneladas de argilas iônicas provenientes de Nova Roma. Este processo patenteado garante alta pureza no concentrado de terras raras, superior a 95%, utilizando apenas água, o que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.
“Com o Projeto Carina, Goiás se posiciona como centro da mineração moderna no país, com impacto global na indústria de mobilidade elétrica e na transição energética”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela, ressaltando o potencial do projeto para o estado.
A planta-piloto, que funcionará por cerca de seis meses, tem como objetivo otimizar o processo de extração antes da implantação da unidade definitiva em Nova Roma, prevista para o segundo semestre. Segundo o CEO da Aclara, Ramón Barúa, “estamos colocando em prática uma tecnologia inédita, sustentável e que respeita o meio ambiente. Nosso compromisso é com o desenvolvimento responsável e com o futuro das novas gerações”.
O projeto Carina, com investimento total de R$ 2,8 bilhões, promete gerar mais de 5,7 mil empregos diretos e indiretos. O prefeito de Nova Roma, Eleuses Rodrigues Gonzaga, celebrou a chegada da empresa, prevendo uma transformação na realidade da cidade com a criação de novos postos de trabalho.
Very good https://t.ly/tndaA