FICA 2025 divulga lista de filmes selecionados com foco no Cerrado e sustentabilidade

A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontecerá de 10 a 15 de junho na cidade de Goiás, anunciou os filmes selecionados para suas quatro mostras competitivas. Um total de 42 produções, entre curtas, médias e longas-metragens, foram escolhidas dentre 1.446 inscrições de 88 países.
O festival, promovido pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE, terá como tema central o “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”.
As mostras competitivas incluem a Internacional Washington Novaes de Cinema Ambiental, a de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, a do Cinema Goiano e a Becos da Minha Terra, dedicada a filmes vilaboenses. As premiações variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil.
De acordo com a organização, 30 curtas e médias-metragens foram selecionados, juntamente com 12 longas. A Mostra Washington Novaes contará com 14 filmes, sendo 11 produções brasileiras e representantes da Alemanha, Cazaquistão e República Tcheca/Eslováquia. Goiás se destaca com três títulos nesta mostra, ao lado de produções de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, enfatizou que os filmes escolhidos refletem a diversidade e o alcance global das questões ambientais: “As obras selecionadas para o Fica 2025 demonstram riqueza e pluralidade cultural, reafirmando a importância de investir na ampliação da conscientização ambiental. É por meio da arte que construímos conexões entre saberes e visualizamos futuros sustentáveis”.
Além das mostras competitivas, o FICA 2025 oferecerá uma programação gratuita com oficinas, debates, atrações culturais, ações ambientais, atividades para crianças e shows musicais.
A lista completa dos filmes selecionados está disponível no site oficial do festival: fica.go.gov.br.