Anvisa testa creatinas e só uma marca é aprovada em todos os critérios: Atlhetica Nutrition.

Anvisa testa creatinas e só uma marca é aprovada em todos os critérios: Atlhetica Nutrition.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou recentemente um relatório sobre a qualidade de creatinas comercializadas no Brasil, um suplemento alimentar popular entre atletas e, em alguns casos, recomendado para idosos. A análise, que avaliou 41 produtos de 29 marcas diferentes, revelou irregularidades na rotulagem da maioria dos produtos, mas também apontou uma melhora geral em relação a testes anteriores.

De acordo com o levantamento da Anvisa, a marca Creatine Monohydrate – 100% Pure da Atlhetica Nutrition foi a única a atender a todos os critérios de avaliação, incluindo teor adequado de creatina, rotulagem correta e ausência de matérias estranhas.

“Todos os outros 40 produtos tinham alguma incorreção na rotulagem,” informou a Anvisa em seu relatório. As falhas encontradas incluem informações nutricionais incompletas e ausência de dados importantes sobre a frequência e quantidade de consumo recomendada. Embora essas irregularidades não representem um risco imediato à saúde do consumidor, a agência reguladora exige que as empresas façam as devidas correções.

Em relação ao teor de creatina, apenas uma marca apresentou resultados abaixo do exigido pelas normas. No entanto, a Anvisa optou por não divulgar o nome da empresa nesse momento, pois o processo administrativo ainda está em andamento. A reportagem apura a divulgação e aguarda o retorno da agência.

A Anvisa aponta que os resultados indicam uma possível autorregulação do mercado, com fabricantes ajustando seus produtos após a divulgação de pesquisas anteriores realizadas entre 2022 e 2024. Esse cenário difere dos testes realizados pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) em anos anteriores, que reprovaram um número maior de marcas.

A creatina é um suplemento utilizado para aumentar o rendimento em atividades físicas e não exige receita médica para a compra, porém a Anvisa recomenda que o uso seja idealmente acompanhado por um profissional da saúde.

Deixe uma resposta