Brasil: Lula Chega a Roma para o Funeral do Papa Francisco com Comitiva Brasileira

© REUTERS/Remo Casilli/ PROIBIDA REPRODUÇÃO
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e uma extensa comitiva, aterrissou em Roma nesta sexta-feira (25) para participar das cerimônias fúnebres do Papa Francisco. A delegação brasileira, composta por quatro ministros e doze parlamentares, junta-se a líderes e fiéis de todo o mundo para prestar as últimas homenagens ao pontífice.
O corpo de Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas já se despediram nos últimos três dias. O acesso ao público se encerra hoje, com o rito de fechamento do caixão marcado para as 15h (horário de Brasília), em cerimônia restrita a cardeais e oficiais da Santa Sé. A presença do presidente Lula no velório está confirmada.
O funeral, com missa de corpo presente, será realizado amanhã (26) a partir das 5h (horário de Brasília). Após a cerimônia, o corpo do Papa será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, onde será sepultado, em atendimento ao seu desejo.
A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na última segunda-feira (21), resultado de um AVC seguido por coma e colapso cardiorrespiratório, comoveu o mundo. O pontífice já enfrentava problemas de saúde, incluindo insuficiência respiratória e outras comorbidades. Em sinal de luto, o presidente Lula decretou sete dias de luto oficial no Brasil, homenageando Francisco como “o Papa da esperança, da alegria e da paz”.
Após os ritos fúnebres e um período de nove dias de luto, o Vaticano dará início ao conclave para a eleição do novo Papa.
Fonte e Fotos: Agência Brasil