Mostra Goiana de Experiências Exitosas no SUS Apresenta Trabalhos de 100 Municípios

Mostra Goiana de Experiências Exitosas no SUS Apresenta Trabalhos de 100 Municípios

Secretário adjunto da SES, Sérgio Vencio, ressaltou a importância de os profissionais desenvolverem experiências científicas que contribuem para a melhoria da saúde da população

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou ativamente da 5ª Mostra Goiana de Experiências Exitosas e Inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS), um evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO). A mostra, realizada nesta quinta-feira (24/04) em Goiânia, teve como objetivo central destacar trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos por profissionais da saúde de diversos municípios goianos, abordando a assistência integral à saúde.

O secretário adjunto da Saúde, Sérgio Vencio, representando a SES-GO, enfatizou a relevância do evento ao declarar que ele “sintetiza a força que o SUS tem enquanto sistema de saúde integral e gratuito.” Segundo dados do Cosems, foram inscritos 271 trabalhos, dos quais 100 foram selecionados para apresentação durante a mostra.

Vencio também ressaltou a importância de os profissionais de saúde documentarem e divulgarem suas experiências científicas, pois elas “contribuem para a melhoria da saúde da população.” Dentre os 100 trabalhos apresentados, 26 foram selecionados para representar Goiás na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em julho em Belo Horizonte (MG).

A presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira de Brito Fleury, celebrou o recorde de inscrições na 5ª Mostra, evidenciando o protagonismo de Goiás no cenário nacional. Ela destacou que “Goiás está se destacando devido ao número de trabalhos inscritos,” e ressaltou a diversidade de temas abordados nas apresentações, como aprimoramento do acolhimento, cuidado integral, atenção a pacientes com diabetes e hipertensão, redes de atenção à saúde e o fortalecimento da atenção primária. A representatividade do evento também foi notável, com 16 das 18 Regionais de Saúde do estado marcando presença.

Deixe uma resposta