Eixo Anhanguera ganha novas estações modernas e sustentáveis, com entrega antecipada

Obras foram antecipadas e estão sendo entregues antes do prazo (Foto: Edinan Fernandes)
Goiânia está prestes a inaugurar três novas estações modernizadas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera): HGG, José Hermano e Rua 7. A entrega, antecipada em relação ao cronograma inicial, está agendada para esta sexta-feira (25/04). Uma coletiva de imprensa, com a presença de autoridades como Adriano da Rocha Lima e Murilo Ulhôa, marcará a ocasião na Estação Rua 7, no centro da capital.
A ação faz parte de um projeto abrangente de modernização do sistema de transporte coletivo, o “Nova Anhanguera”, do programa Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão. As novas instalações prometem “proporcionar mais segurança, conforto e comodidade, além de acessibilidade a pessoas com deficiência”, conforme divulgado.
As estações apresentam um design arquitetônico moderno, com a cor verde como símbolo da sustentabilidade. A infraestrutura inclui iluminação aprimorada, câmeras de reconhecimento facial, monitoramento constante, wi-fi, painéis eletrônicos e profissionais capacitados para atendimento aos usuários.
Com a antecipação destas entregas, as obras nas três últimas estações do Eixo Anhanguera – Capuava, Cascavel e Rua 8 – já foram iniciadas. A previsão é que as 19 estações do corredor estejam totalmente modernizadas até o final de julho de 2025. A modernização do Eixo Anhanguera beneficiará diretamente os cerca de 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.
O projeto “Nova Anhanguera” também contempla a reforma de seis terminais e a substituição gradual da frota por veículos elétricos e a diesel Euro 6, com menor emissão de poluentes. A conclusão total do projeto está prevista para o final de 2026.