Hospitais estaduais de Goiás alcançam Alta Conformidade da Anvisa em segurança do paciente em 2024

Foto: SES
Dez unidades da rede estadual de saúde de Goiás foram reconhecidas com o selo de Alta Conformidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI 2024. O resultado, divulgado durante a campanha Abril Verde, reforça a excelência dos serviços prestados à população e a prioridade do governo estadual com ambientes seguros para pacientes e profissionais.
O secretário de Saúde, Rasível Santos, destacou que o reconhecimento é fruto do trabalho integrado entre as equipes e da aplicação rigorosa de protocolos assistenciais. “Este reconhecimento é reflexo do trabalho integrado entre os profissionais de saúde e da implementação efetiva de protocolos de segurança assistencial, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, afirmou.
Critérios da Anvisa
A avaliação, realizada anualmente, verifica a adesão dos hospitais às diretrizes nacionais de segurança do paciente, com base em 21 indicadores monitorados pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Os hospitais goianos premiados são:
- Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana)
- Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugol)
- Hospital Estadual de Formosa (HEF)
- Hospital Dr. Alberto Rassi (HGG)
- Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso)
- Hospital da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu)
- Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)
- Hospital de Trindade (Hetrin)
- Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN)
- Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)
Compromisso com a segurança
Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trabalho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçou ações para aprimorar a qualidade nos atendimentos e reduzir riscos em unidades de saúde.
Além disso, em janeiro de 2025, foi criado o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente, com o objetivo de fortalecer políticas públicas na área e reduzir eventos adversos na saúde em todo o estado.