Brasil bate recorde com 1,4 milhão de novos pequenos negócios em 2024, liderado por MEIs

© Elza Fiúza/Agência Brasil
Goiás acompanha a tendência nacional, com destaque para o crescimento de microempreendedores individuais (MEIs), que representam 78% dos novos CNPJs.
Dados divulgados pelo Sebrae mostram que, nos três primeiros meses do ano, mais de 1,4 milhão de pequenos negócios foram abertos no país, um aumento de 35% na formalização de MEIs em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, micro e pequenas empresas tiveram crescimento de 28%.
O avanço está associado a políticas públicas que facilitam a abertura de empresas, ampliam o acesso ao crédito e incentivam a inovação. O setor de serviços liderou o desempenho, respondendo por 63,7% das novas empresas, seguido por comércio e indústria.
Regionalmente, Sudeste, Sul e Nordeste concentram o maior número de aberturas, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro à frente.
Perfil dos empreendedores
O Brasil possui 47 milhões de pessoas à frente de negócios, formais ou informais. Um dos destaques é o aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos (com mais de três anos de atividade), que subiu de 8,7% em 2020 para 13,2% em 2023.
Com esse resultado, o país subiu duas posições no ranking global, alcançando o sexto lugar, à frente de nações como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Fonte e Fotos: Agência Brasil