Goiás reforça atendimento cardiovascular com nova ala de hemodinâmica em Aparecida de Goiânia

"Goiás reforça atendimento cardiovascular com nova ala de hemodinâmica em Aparecida de Goiânia" 
(Este título resume o cerne da notícia: o investimento estadual na área de saúde cardiovascular, com destaque para a inauguração da nova estrutura no HMAP e sua integração à rede pública.)

Unidade, gerida em parceria com o Einstein, já realizou mais de 6 mil procedimentos e integra política estadual de regionalização da saúde

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) ganhou reforço em seu atendimento cardiovascular com a inauguração de uma moderna ala de hemodinâmica neste sábado (12/04). O vice-governador Daniel Vilela, presente no evento, destacou a parceria entre o Governo de Goiás e a unidade, referência em alta complexidade. “Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos. E o HMAP é hoje o hospital com o maior nível de satisfação entre os pacientes no Brasil”, afirmou.

A estrutura, em funcionamento desde 2022, foi viabilizada por uma doação de um paciente atendido pela rede privada do Hospital Albert Einstein, que assumiu a gestão do HMAP no mesmo ano. A nova ala permitirá a ampliação de procedimentos como cateterismo, angioplastia e correções cardíacas estruturais. Além disso, o hospital faz parte do Projeto Supra, que agiliza atendimentos emergenciais por meio de telemedicina, conectando UPAs e o Samu a cardiologistas — com análise de eletrocardiograma em até sete minutos.

Expansão e investimentos
Daniel Vilela anunciou ainda a instalação de uma unidade da faculdade de Medicina do Einstein no estado. “Vamos ter ensino, pesquisa e atendimento de excelência. Isso qualifica a rede pública e consolida nosso Estado como referência em saúde no país”, disse. O vice-governador também relembrou a evolução da saúde pública em Goiás: “Antes, Aparecida tinha mais de 500 mil habitantes e apenas três Cais precários. Hoje, temos hospitais regionais modernos”.

Impacto direto nos pacientes
Pacientes como Hugo Alves da Silva, 75 anos, já sentem os benefícios. Ele foi o primeiro a realizar uma cirurgia hemodinâmica pelo SUS no estado, corrigindo uma anomalia cardíaca sem necessidade de intervenção invasiva. “Foi tudo muito eficiente. Salvou minha vida”, relatou. Outro caso é o de José Damásio, 58 anos, atendido rapidamente após um infarto. “A comunicação entre o Samu e o hospital foi perfeita”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, adiantou que a unidade expandirá seus serviços, incluindo cirurgias cardíacas pediátricas. O prefeito Leandro Vilela reforçou a importância da parceria com o Estado: “Trabalhamos juntos para manter a qualidade e expandir os serviços”.

Com 235 leitos e mais de 1,1 mil profissionais, o HMAP consolida-se como um dos principais hospitais públicos do país, alinhado à política de regionalização da saúde implementada pelo governador Ronaldo Caiado.

Fotos: André Costa

Daniel Vilela inaugura ala de hemodinâmica no HMAP

Deixe uma resposta