Prefeito Mabel inaugura semáforos inteligentes e ‘onda verde’ para melhorar trânsito em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel inaugurou, na quarta-feira (9/4), a modernização dos semáforos nas avenidas Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136. O projeto, que integra o Plano Nova Mobilidade, promete reduzir em até 30% o tempo de deslocamento, proporcionando maior fluidez ao trânsito na capital goiana.
Com tecnologia inteligente, os novos equipamentos contam com nobreak e chip, garantindo funcionamento mesmo durante quedas de energia. Além disso, uma terceira faixa foi implementada nos dois corredores, aumentando a capacidade de tráfego.
Na Avenida Castelo Branco, outra novidade foi a conclusão de uma alça de acesso à Marginal Cascavel. A medida elimina o antigo gargalo na Rua Jaraguá, onde veículos precisavam fazer conversões à esquerda em um semáforo de três tempos. Agora, o fluxo no local foi otimizado com novas sinalizações e ajustes geométricos.
Sandro Mabel destacou ainda os benefícios para o transporte coletivo. “Queremos que os ônibus circulem com mais velocidade. O objetivo é que haja a metronização dos ônibus convencionais e dos BRTs. Eles não vão parar em todo cruzamento. Pegam uma onda verde e seguem. As pessoas vão perceber que andar de ônibus é bom. A cidade está sendo pensada para ser controlada pelo transporte coletivo”, afirmou.
O plano, lançado em fevereiro deste ano, prevê melhorias em 26 corredores viários, incluindo avenidas como T-10, T-9 e César Lattes. Outra obra em andamento é a terceira faixa na Marginal Botafogo, que deve ampliar em 50% a capacidade de fluxo de veículos.
Foto: Alex Malheiros