Brasil: Projeto itinerante capacita professores para melhor inclusão de alunos com TDAH

© Rovena Rosa/Agência Brasil
Projeto itinerante capacita professores para inclusão de alunos com TDAH em Goiás e outros estados
Uma iniciativa da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) está percorrendo o Brasil para preparar educadores no atendimento a estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O projeto, chamado TDAH Levado a Sério na Escola, oferece estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho e a permanência desses alunos nas salas de aula.
De acordo com a psicóloga e fundadora da ABDA, Iane Kestelman, o TDAH traz desafios como dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade, que impactam diretamente o aprendizado. “A atenção é um dos elementos mais importantes que a gente precisa para seguir o caminho ao longo da vida, de forma produtiva e cidadã”, destaca. Quando não recebem o suporte adequado, muitos jovens acabam repetindo o ano ou abandonando os estudos.
“Não só no campo do TDAH, como de outros transtornos, existe uma dificuldade incrível no sentido de oferecer esse suporte aos professores, de como lidar com esses alunos”, afirma Kestelman, reforçando a necessidade de capacitação.
Após eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro, o projeto segue para o Pará ainda em julho, com previsão de chegar ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. A iniciativa visa cumprir a Lei 14.254/2021, que assegura inclusão educacional desde a pré-escola até o ensino médio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6% da população possui TDAH, o que reforça a importância de políticas públicas e métodos pedagógicos adaptados. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas no site da ABDA.
Fonte e Fotos: Agência Brasil