Governo de Goiás capacita 270 profissionais para atuar no Complexo Oncológico (Cora)

"Governo de Goiás capacita 270 profissionais para atuar no Complexo Oncológico de Referência (Cora)"

O Governo de Goiás deu início nesta quarta-feira (2/4) à capacitação de 270 profissionais que irão trabalhar no Complexo Oncológico de Referência do Estado (Cora), marco no combate ao câncer na região Centro-Oeste. O treinamento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Goiânia, com seleção realizada pelo Núcleo de Seleção do Hospital de Amor, de Barretos (SP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Durante a abertura do evento, o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, destacou que o Cora não apenas oferecerá infraestrutura moderna, mas também trará a filosofia de humanização do Hospital de Amor, idealizada pelo governador Ronaldo Caiado: “Além de cuidar das pessoas e tratar dos pacientes e das suas famílias, trata bem o ser humano”.

Mário José Aguiar de Paula, diretor do Cora, reforçou o propósito do treinamento: “Estamos focados em passar para os colaboradores a filosofia de humanização no atendimento ao paciente oncológico e o acolhimento às famílias, características que destacam o Hospital de Amor”.

A enfermeira Ludymilla de Macedo, futura coordenadora da UTI do complexo, destacou a importância do projeto para Goiás: “Nós temos um quantitativo pequeno de atendimento oncológico infanto-juvenil. Iniciar esse processo de qualificação é vislumbrar um ganho enorme para a saúde pública”.

Estrutura de ponta para o combate ao câncer

O Cora será o maior complexo hospitalar público (100% SUS) especializado em oncologia do Centro-Oeste, atendendo inicialmente crianças e adolescentes, com expansão posterior para adultos. O hospital contará com:

  • 48 leitos pediátricos, incluindo 11 de UTI e Transplante de Medula Óssea (TMO);
  • Centro cirúrgico equipado com ressonância magnética interna (único da região);
  • Filtragem de ar especializada na ala de recuperação;
  • Aumento na capacidade cirúrgica: de 4.500 para 7.200 procedimentos anuais.

O modelo seguirá a metodologia do Hospital de Amor de Barretos, baseado em diagnóstico precoce, tecnologia avançada e cuidado integral ao paciente e família. A previsão é que o Cora se torne referência nacional no tratamento oncológico.


Foto: SES-GO

Deixe uma resposta

Mais notícias para você!