Goiânia institui Dia Municipal da Pessoa Surdocega

"Goiânia institui Dia Municipal da Pessoa Surdocega para promover inclusão e combate à discriminação"

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, sancionou a Lei nº 11.325, que estabelece o Dia Municipal da Pessoa Surdocega, a ser celebrado anualmente em 12 de novembro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (25/3) e visa conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse grupo, além de fomentar políticas públicas de inclusão.

A surdocegueira, conforme definição científica, é uma condição que afeta simultaneamente a visão e a audição, podendo variar em graus – desde perdas parciais até a cegueira e surdez totais. A nova legislação prevê a realização de ações educativas, debates e campanhas para prevenir a rubéola gestacional – uma das causas da surdocegueira congênita – e combater a discriminação contra pessoas com essa deficiência.

De acordo com o artigo 3º da lei, as iniciativas incluem:

  • Promoção de discussões sobre políticas públicas para surdocegos;
  • Apoio a pacientes, familiares e educadores;
  • Divulgação de avanços científicos na área de inclusão.

O vereador Willian Veloso, autor do projeto aprovado pela Câmara de Goiânia em 26 de fevereiro, destacou que a surdocegueira limita a interação social, exigindo métodos adaptados de comunicação. “Dependendo do nível de comprometimento dos sentidos afetados, o contato da pessoa com o mundo exterior e com a sociedade pode ser bastante restritivo”, afirmou.

A data escolhida, 12 de novembro, homenageia o 1º Seminário Brasileiro de Educação do Deficiente Audiovisual (Sedav), realizado em São Paulo em 1977. A iniciativa reforça o compromisso de Goiânia com a inclusão e o respeito à diversidade.

Foto: Alex Malheiros

Deixe uma resposta