Ronaldo Caiado é eleito representante do Cerrado no Consórcio Brasil Verde

img_0022-1

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi escolhido nesta quarta-feira (12) como representante do bioma Cerrado no Consórcio Brasil Verde. A iniciativa reúne 21 estados e tem como objetivo impulsionar ações de recuperação ambiental, redução de emissões de carbono e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

A reunião aconteceu de forma virtual e contou com a participação dos governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Romeu Zema (Minas Gerais) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), além do vice-governador do Paraná, Darci Piana. Representando Goiás, esteve presente a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. Durante o encontro, Casagrande foi reeleito presidente do consórcio.

Criado oficialmente em maio de 2023, o Consórcio Brasil Verde surgiu a partir de debates iniciados na COP26, conferência climática da ONU realizada na Escócia. A iniciativa visa fortalecer a chamada “economia verde”, promover mudanças na matriz energética e estimular inovações científicas.

A estrutura do consórcio conta com uma Assembleia Geral, uma presidência e coordenadores regionais responsáveis pelos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além de órgãos administrativos e executivos. A sede da entidade fica em Brasília.

A secretária Andréa Vulcanis adiantou que o Governo de Goiás já trabalha na construção de uma agenda específica para o bioma Cerrado, que será apresentada na COP 30, programada para novembro de 2025, em Belém (PA). “Além de assumir a coordenação do Cerrado no Consórcio Brasil Verde, Caiado também preside o Consórcio Brasil Central, o que reforça o protagonismo de Goiás nas discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente”, destacou.

Deixe uma resposta