Nota de corte para graduação em IA supera medicina no ranking da UFG

Em 2025, a nota de corte para a graduação em Inteligência Artificial (IA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) ultrapassou a do curso de Medicina, que liderava o ranking da instituição há pelo menos dez anos. As informações do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) destacam a promissora área da tecnologia, capaz de realizar tarefas como análise de imagens e reconhecimento de fala.
De acordo com os dados do Sisu, para ingressar no curso de IA, os candidatos precisaram alcançar uma pontuação mínima de 811,01 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Essa nota supera a exigida para Medicina, que ficou em 798,15 pontos, e para Engenharia de Software, com 799,89 pontos.
Criado em 2020, o curso de Inteligência Artificial da UFG foi desenvolvido para atender à crescente demanda por profissionais especializados na área. A graduação, oferecida pelo Instituto de Informática, funciona em período integral no câmpus Samambaia, em Goiânia.
Os estudantes têm acesso a laboratórios equipados, incluindo espaços dedicados a pesquisas com veículos autônomos e supercomputadores para análise de grandes volumes de dados. A formação abrange diversas áreas da IA, como robótica, processamento de linguagem natural, análise visual e aprendizado de máquina.