BRT de Goiânia pode ser 30% mais rápido com metronização

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O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, está apostando na metronização como uma solução inovadora para melhorar a mobilidade urbana da cidade. O conceito envolve a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT, permitindo que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos e operem com eficiência semelhante à de um metrô.

Mabel destaca que a capital enfrenta grandes desafios de fluidez no trânsito, com semáforos que não priorizam os ônibus, uma velocidade média de apenas 16 km/h nos corredores do BRT e diversos problemas que dificultam o deslocamento. “A detecção dos veículos será feita por meio de tags eletrônicas e sensores inteligentes instalados nos semáforos. Os ônibus vão se mover como metrôs nos corredores do BRT”, explica o prefeito.

A implantação da metronização está prevista para março e deve elevar a velocidade média dos corredores para mais de 21 km/h, o que representa um ganho mínimo de 30% no tempo de deslocamento. “A metronização vai beneficiar não apenas os usuários do transporte público, mas também o trânsito como um todo”, afirmou Mabel. O sistema contará com uma central de controle para coordenar o funcionamento em tempo real.

Além disso, a Prefeitura de Goiânia está trabalhando na abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Aproximadamente 180 pontos serão ajustados, com cerca de 10 intervenções semanais. “Um exemplo emblemático é na Avenida T-7, onde o bloqueio no trânsito prejudicava a fluidez. Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões. As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos”, ressaltou o prefeito.

Essas ações prometem transformar a mobilidade urbana em Goiânia, trazendo mais rapidez e eficiência para o sistema de transporte público e melhorando a vida dos moradores.

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