Pix por aproximação será exclusivo para Android em lançamento inicial, revela Banco Central

A partir da próxima semana, consumidores poderão realizar pagamentos por aproximação utilizando o Pix, o anúncio oficial será quarta-feira, 4 de outubro. A nova função foi anunciada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em um primeiro momento, a novidade estará disponível apenas para dispositivos Android, enquanto negociações para expandir a funcionalidade ao sistema iOS estão em andamento.
O recurso funcionará através das carteiras digitais dos celulares, permitindo que os usuários cadastrem o Pix diretamente, de modo similar ao que já ocorre com cartões de crédito. Assim, será possível fazer pagamentos por aproximação sem abrir o aplicativo do banco, agilizando o processo para o consumidor.
Para usar a função, o cliente precisará cadastrar sua instituição financeira na carteira digital, utilizando dados da conta bancária em vez do número do cartão. A expectativa é que a funcionalidade esteja disponível a partir da próxima semana, quando o Banco Central fará o lançamento oficial do novo recurso.
Já nesta semana, passou a funcionar o PIX Agendado Recorrente, nova modalidade do PIX permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.